segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os Esportes de Ação na Tv

Décadas atrás, o esporte na Tv só se restringia ao futebol, mas existem fatores que contribuíram para isso; vejamos algumas considerações: o público teoricamente não tinha interesse em assistir um outro esporte, além do futebol, os anunciantes não queriam associar suas marcas a outro segmento esportivo. Então quem perdia? As modalidades não convencionais, ou seja, os esportes de ação: surf, bodyboard, voo livre, jiu-jítsu, skate e o público que gostava dessas práticas esportivas.
Durante um longo período o programa Realce, apresentado pelo Ricardo Bocão e Antonio Ricardo teve dificuldades em se estabelecer nas TVs abertas. Só para se ter uma ideia, o programa passou por mais de três emissoras, horários então, nunca tinham um fixo. Mas por incrível que pareça os programas davam um respaldo muito importante para a emissora, tendo em vista que o Realce ficou muito tempo na Tv Record, canal 9 no Rio de Janeiro, to falando aí da década de 80 até o seu final. Nessa época os esportes de ação não passavam talvez credibilidade, todavia a entrada do jornalismo acontece para fazer a diferença.
Na televisão existem dois fatores determinantes para prender a atenção do telespectador, são eles: um excelente texto e uma ótima imagem. No caso dos programas de ação, essas considerações ficam ainda mais contundentes, a imagem apresentada leva a emoção ao telespectador, enquanto o off explica as ações que os atletas estão executando, despertando assim, o interesse do público alvo sobre o produto.
Nos anos 90, as emissoras buscam outros horizontes, surgem então as TVs por assinatura. Na área do esporte, destacam-se dois canais: a ESPN Brasil, do Grupo Abril, e o SPORTV, da GloboSat. Com esses canais, o jornalismo esportivo não mais se resume às mesas redondas e transmissões de jogos de futebol. Os esportes de ação ou esportes radicais que nas TVs abertas eram tratados em segundo plano, nessas emissoras tem lugares de destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário